Páginas

4 de maio de 2020

Como fiz minhas máscaras de tecido



No começo da quarentena bateu aquele desespero geral, se você teve ou está com ansiedade, dá uma lida no meu texto sobre sintomas x aromaterapia aqui
Tudo era absurdamente dificil de encontrar, desde alcool até máscaras - grazadels tinham as opções online!





Eu paguei $15 em cada + o frete,  na última semana de março, ainda tinha achado barato pois as máscaras cirurgicas ou mesmo as simples estavam absurdas de caro.

Logo mais uma moradora do condomínio teve que fechar seu ateliê e assim sua renda, por $5 estava até barato.



Depois o ministério da saúde soltou a atualização de que sim, as máscaras caseiras podem ajudar, e que devem ser trocadas a cada 2hrs
E se por um acaso precisasse sair dois dias a preocupação com a lavagem delas pro dia seguinte.

E vejam que são coisas primordiais, por ex já tive que buscar material de aromaterapia, banco ou médico.... nos demais dias ok, já que grazadels ficamos de home-office.
(se você quiser uma fórmula de aromaterapia, entre em contato na fanpage aqui)

Enfim... também li aqui que segundo a Anvisa o ideal é que cada pessoa  tenha 5 máscaras
Lembrei que tinha os tecidos de tricoline pois já fui artesã de caixarias - mas não mexia com costura, só cola mesmo.

Decidi que para o bem do orçamento pandêmico da  (casa) B2, eu ia costurar, porque se cada máscara custe $15 (abr/20) , custaria cerca de  mais de $100 aumentar os EPIs daqui...

Se for considerar que elástico também vai esgarçando com o tempo e tem que repor, - comprei pois vi que vale  ter estoque, mesmo porque não acho que largaremos as máscaras... de uns 3 meses a 1 ano teremos que usar.
Enfim, lá vai o modelo que consegui costurar na mão, porque é muito muito simples!



E gente, eu nunca costurei nada, embora tenha  costureiras profissionais no DNA - meu perfeccionismo gritou quando vi os pontos 'caminho de rato " como dizia minha vó!
Quis desistir, mas me veio que o vírus não vai ver o ponto torto e ninguém pode chegar perto o suficiente pra analisar, então se tu tem essas nóias, liga o f... e se joga, porque é um ótimo Mindfullness, porque tem que prestar atenção mesmo!

Em cerca de 45 dias de quarentena (aqui em SP começou em 24/03/2020) pudemos testar todo os modelos  e aqui em casam temos o Comitê pandêmico da B2 - cujo integrante é um farmacêutico industrial que analisa equipamentos e processos, que recebeu em seu trabalho essa máscara de TNT:



Essa é a máscara cirurgica profissional, feita em TNT, que é um"tecido não tecido"- de plástico, a gente tinha algumas enquanto marido não entrou em home office.
Máscaras artesanais ou caseiras, são na maioria feitas de tricoline 100 % algodão, que tem uma eficácia de até 70%

FONTE: ABRAN


Marido usou todas e ficou pontuando que tem uma falha bem critica na visão dele: não tem o clip nasal, o que forma vãos entre os dois lados do nariz.

Vejam bem: é claro que se vc usar uma máscara caseira é infinitamente melhor que nada, porque também evita que você transmita caso esteja infectado de covid-19 assintomático - mas em termos de melhor proteção, o clip é algo meio que fundamental na visão dele.

Eu sou perfeccionista- (1 no eneagrama, tudo bom?! rs...), especialista em nerdologia hardcore eu não sossego até que um projeto fique aceitável ou até atender as expectativas industriais do controle de qualidade rs....

Ousei abrir a máscara pra ver o que é esse clip que tirava meu mindfullnes total da costura, na verdade é um arame parecidissimo com arame de pão!
Na net vc acha mas eu fucei loja de material de construção, e encontrei o graal, ops o arame!




Numa média de $15 a $20!
Aumentou uns 70% a vedação da máscara de pano!
Aêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!
Eu simplesmete costurei entre uma camada e outra, como se fosse uma bainha:

o arame está costurado como uma bainha nas máscaras!
ps- falei que não sou costureira profissional!



Capitulo 2:

A gente confia no que o biológo Atila Iamarino diz, pois estudou exatamente o Coronavírus! Nessa semana disse  aqui que as máscaras precisam ser de 3 camadas!
As que fiz são de 2 : uma de tricoline outra de Durmamax, porque tem polipropileno na composição = plástico.


TNT em épocas de lojas fechadas por aqui não tinha mesmo e esse pacote com 5 folhas, custou R$5 e fácil de encontrar em grandes redes.

E esse modelo que escolhi é bem confortável e muito eficaz pela alta cobertura do rosto. Já estava querendo costurar outras máscaras com 3 camadas, quase sentei e chorei - mas escutei marido dizendo que é bom colocar um guardanapo na máscara pra ajudar a reter umidade e preservar mais -  só pra constar A MASCARA DURA 20 A 30 LAVAGENS até o tecido começar a afinar.

Baseado no dito, simplesmente cortei um pedaço de filtro de café e mais um pedaço de Duramax, e ficou o melhor projeto na humilde opinião, porque o filtro de café  você descarta e o Duramax se lava - pra quem não sabe esse produto foi feito pra isso.




E assim, com um clip de arame de amarrar planta, tricoline , pano Duramax e filtro de café encontramos um bom entremeio de máscaras, pois já disseram que o ideal é mesclar tecidos.
A gente anda sempre com máscaras extras e um saco ziploc pra isolar e reservar a máscara pra lavar1

Caso alguém esteja  em dúvida sobre o Duramax , aqui tem um teste da UFSC, aplicando aressol em diversos tecidos e camadas :





Enfim, esse foi nosso projeto, estudo e execução de máscaras caseiras de modo que fosse aprimorado para aumentar sua eficácia o máximo possível - mas lembre-se que a melhor prevenção é sempre o isolamento, máscara é sempre uma proteção a mais e não um escudo!

Deve ser sempre acompanhado da limpeza das mãos e de bom senso, evitando aglomerações quando puder!
Se você puder ficar em casa, fique! Lembre-se que nem a máscara N-95, nem luvas, nem máscaras nem paramentação completa  te protege totalmente ! A única armadura total agora é estar em casa!

Espero que a dica tenha ajudado! Mantenham - se saudáveis!


nas compras no site da Aromalife! Clique e acesse!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys