Cupom válido durante todo ano de 2017 - clique e acesse!

27 de setembro de 2017

O que é fadiga adrenal

Você está constantemente cansado, mas não consegue explicar o porquê? Você se sente sobrecarregado por situações estressantes e se sente sem força e vitalidade? Você luta para sair da cama nas manhãs, mesmo depois de um longo sono? Se assim for, há uma boa chance de que você sofra de uma condição chamada Fadiga Adrenal.


Fadiga adrenal é uma condição relacionada ao estresse que ocorre quando suas glândulas adrenais , hipotálamo e glândula pituitária estão funcionando abaixo do seu nível saudável. É tipicamente o resultado do estresse físico ou emocional crônico. A fadiga adrenal resulta em sintomas como um sistema imunológico enfraquecido, baixos níveis de energia e uma incapacidade de lidar com qualquer tipo de estresse.





As supra-renais, desempenham vários papéis vitais na manutenção da sua saúde. Mais importante: controlam a resposta do seu corpo ao estresse, liberando hormônios como cortisol, DHEA e epinefrina, que são usados ​​para regular sua freqüência cardíaca, sistema imunológico, armazenamento de energia e muito mais.


Quando as glândulas adrenais são excessivamente estimuladas por um longo período de tempo, elas começam a enfraquecer.
As causas típicas da fadiga adrenal incluem o estresse a longo prazo de empregos, problemas de relacionamento abusivo, com pais ou conjuge narcisista perverso ou mesmo doenças crônicas.
Lembram que falei aqui, que filhas de mães narcisisistas enfrentam um grau de estresse pós traumático, semelhante a veteranos de guerra?! Pois é...


Leia também: como identificar pais narcisistas






.




Além destes sintomas, este vídeo AQUI, tem um teste bem simples para concluir o diagnóstico de Fadiga Adrenal

Eventualmente, as adrenalinas enfraquecem tanto que não conseguem responder adequadamente quando precisamos delas. Neste ponto, muitos sofredores de fadiga adrenal relatam sintomas como um sentimento de cansaço constante, falta de entusiasmo e depressão leve. Dormir longas horas não ajuda - eles acordam tão cansados ​​quanto quando foram para a cama. E muitas vezes eles recorrem a  bebidas com cafeína , refrigerantes açucarados ou outros estimulantes para passar o dia.

Cada um desses sintomas pode estar ligado a uma deficiência de um ou mais hormônios produzidos pelas glândulas adrenais. 

O sintoma mais comum de Fadiga Adrenal é a fadiga, mas isso é muito diferente da fadiga regular que você pode estar acostumado. Os sofredores de fadiga adrenal experimentam dificuldade em sair da cama todas as manhãs, mesmo após um longo sono. Há uma exceção, porém - muitos sofredores de fadiga adrenal recebem um  pico de energia no final da noite, um fenômeno que está relacionado ao seu ciclo de cortisol interrompido - são capazes de faxinar a casa inteira nessa hora!


O que acontece  no nosso corpo quando nossas supra-renais estão cansadas?

Você é capaz de reconhecer os sintomas da Fadiga Adrenal, mas o que realmente está acontecendo com nossos corpos quando a experimentamos?
Compreender o eixo HPA é crucial para a compreensão da Fadiga Adrenal. As glândulas supra-renais existem como parte de uma rede de três órgãos, coletivamente conhecida como o eixo HPA, que ditam os níveis de hormônios em nossos corpos. Esses órgãos são o hipotálamo, a glândula pituitária e as glândulas adrenais.

Leia também: Sintomas de stress pós traumático por abuso narcisista

Em uma situação estressante, o hipotálamo envia uma mensagem para a glândula pituitária, que por sua vez envia uma mensagem para as glândulas adrenais. Isso faz com que as glândulas supra-renais liberem hormônios do estresse como cortisol e epinefrina, que agem para aumentar nosso açúcar no sangue, elevam a freqüência cardíaca e aumentam a pressão arterial. Em poucos segundos, nosso corpo está pronto e preparado para o que está nos causando estresse. Isso é conhecido como nossa resposta "luta-ou-fuga".

Esta resposta ao estresse evoluiu para nos proteger de predadores e outras ameaças imediatas. No entanto, não é projetado para reagir às constantes pressões de baixo nível da vida moderna , que causam um aumento muito maior no nível dos hormônios do estresse.

As glândulas adrenais podem se recuperar rapidamente de uma pequena explosão da produção de hormônio do estresse. Mas se o estresse continuar por um longo período de tempo, eles rapidamente se tornam esgotados dos materiais de base (colesterol, pregnenolona) que eles precisam. Existem mecanismos de enfrentamento que lhes permitem gerenciar por um tempo (por exemplo, o "roubo de pregnenelone", onde a produção de hormônios sexuais é reduzida para permitir mais produção de hormônio do estresse), mas, eventualmente, seus níveis de adrenalina e cortisol devem cair.

Veja que Fadiga Adrenal é um processo em vários estágios . Primeiro, há um aumento nos hormônios do estresse em níveis insustentáveis. Depois de algum tempo, nosso corpo reage reduzindo os níveis de nossos hormônios sexuais produzindo para manter nossos hormônios do estresse elevados. E então, eventualmente, até mesmo os hormônios do estresse começam a cair, pois as glândulas adrenais se tornam incapazes de lidar com o fardo que lhes deram.

+Leia também: Óleos essenciais para o Stress pós traumático de abuso narcisista

Os níveis mais baixos de cortisol e adrenalina, combinados com a interrupção no ciclo diário de cortisol, são o que causam muitos dos sintomas da Fadiga Adrenal. O cansaço, a incapacidade de focar, interromper ciclos de sono e mais podem ser rastreados até nossos níveis desses hormônios do estresse. Outros sintomas, como o baixo desejo sexual, estão relacionados às interrupções na nossa cascata hormonal que resulta da disfunção do eixo HPA. E sintomas aparentemente não relacionados, como micção freqüente ou desejo de alimentos salgados, podem ser associados a níveis mais baixos de aldosterona, outro hormônio da glândula adrenal.



Aguardem outros posts sobre fadiga adrenal x abuso narcisista!

Caso você queira debater a problemática narcisista perverso através do autoconhecimento x espiritualidade, temos um grupo no Fb - clica AQUI

Fontes: Adrenal Fatigue Solution