Páginas

19 de maio de 2015

Ecobag | O óxido de zinco


Vira e mexe eu recebo perguntas desesperadas:
 - "mas o que é esse óxido de zinco?! É esquisito, será que faz mal?"

Geralmente quando fazem perguntas sobre ingredientes, dou o link do EWG (aqui tem um post sobre) ou digo pra procurar no Google, sabe aquela coisa : 'não vou te dar o peixe, vou te ensinar a pescar!' . Assim a pessoa aprende a pesquisar e  tirar suas próprias conclusões.
Mas como gosto muito desse ativo e acho muito útil, vamos a uma explicação mais a fundo!


Óxido  de zinco é mais comum na sua vida do que você imagina, reconhece este?



sua mãe usava no seu bumbum! Você usa óxido de zinco desde bebê! É o ativo neste pomada contra assaduras!

Além disso, em  algum momento, você ganhou uma massinha de óxido de zinco, porque seu dentista usa!

Adicionado ao eugenol (não queiram sair correndo! O eugenol é encontrado naturalmente no óleo essencial de cravo e por isso você sente este cheiro no dentista!), é um excelente coadjuvante nos procedimentos odontológicos, por suas propriedades anti inflamatórias e pela biocompatibilidade, ou seja, é bem tolerado por nosso organismo, é usado principalmente em restaurações provisórias, como cimento provisório... Seu uso na odontologia já vem de muitos anos e ainda é usado!

O óxido de zinco na cosmética
Seu uso mais nobre na cosmética orgânica é no filtro solar físico, cria uma camada na pele que protege dos raios e danos solares,  por ser físico,  não consegue penetrar na pele , diferente do oxibenzona, filtro químico - encontrado na maioria dos protetores convencionais do mercado: ao penetrar pode dar reações alérgicas desencadeadas pela exposição ao sol, mutação celular, desregulação de processos hormonais e liberação de radicais livres,além de ser bioacumulativo saiba mais aqui

Zinco é  um lindo e gosto muito quando encontro ele nos produtos pra pele, porque tem ação secativa, por isso , qualquer fórmula de filtro solar que tenha ele como principio ativo, além de proteger do sol deixa a pele sequinha, é adstringente! Também é anti-séptico, anti-inflamatório, aumentando o processo de cicatrização na pele.

Nos cosméticos em geral, além de filtro solar, pode ser encontrado em pomadas pra assaduras, maquiagem, produtos para unhas, sabonetes em barra e pó/ talco para pés e calçados.

No EWG, ele tem nota 2 ou 3, vide aqui, não há riscos grandes para filtro solar e pomada pra assaduras. Risco maior, e ainda assim um risco 3 é toxicidade respiratória  mas somente para produtos em aerosol. Portanto no mercado de cosméticos orgânicos é seguro.


E para ser seguro mesmo, o óxido de zinco precisa ser não nano pois nanopartículas conseguem penetrar na pele e trazer riscos à saúde. Precisa estar escrito assim, junto com a porcentagem:
Non-Nano Uncoated Zinc Oxide 22.5%

Na cosmética orgânica, na artesanal ou até na caseira é possível criar um filtro solar  combinando  óleos e manteigas vegetais e ainda assim ter um produto hidratante porém sequinho!
Algumas pessoas fazem seu próprio filtro solar, lá fora é comum essa prática e por aqui encontro  pessoas fazem que fazem os seus e usam na praia, no rio e ficam bem protegidas! Eu já fiz e garanto que funciona!
E na verdade não tem segredo, visto um  filtro solar orgânico - leva cera de abelha e óleos vegetais + óxido de zinco a 22%, vide aqui, uma fórmula bem simples se for pensar.

Marcas renomadas do mercado orgânico, como Cativa Natureza, Alima Pure, 100% Pure usam em suas maquiagens , Badger usa como seu principal ativo nos seus filtros solares , Weleda e Burts Bees usam em sua pomada de assaduras, viu como ele é bem utilizado?!

E na Ecobag de hoje, veja cosméticos orgânicos que usam óxido de zinco:

#1 Light Hidratante Facial Ultra FPS30 - Kimberly Sayer U$41
#2 Satin matte foundation - Alima Pure U$25 | #3 Complex Lip Smoother, Rhubarb - Ecco Bela U$16.16
#4 Tinted Zinc Oxide Sunscreen Cream - Badger  U$15.99 |  #5 Creme para assaduras Weleda R$31.90

Agora vocês já sabem o que é exatamente o óxido de zinco! Podem ficar tranquilas! Se oferecesse riscos estas marcas sólidas e fortes no mercado orgânico não usariam, concordam?!
E claro, tudo o que aparece na Ecobag, não foi testado em animais e tem fórmulas seguras à saude.






nas compras no site da Aromalife! Clique e acesse!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys