Páginas

17 de maio de 2014

Diferenças entre essencia e óleo essencial

Ultimamente tenho lido muito coisas do tipo:" essência de alguma planta é muito bom pra tal problema", 'extrato concentrado de X planta é ótimo pra acne' ou ainda 'onde posso encontrar essencia de planta X.

Eu fico com um nó no peito quando leio esse tipo de descrição para óleos essenciais, como aromaterapeuta, tenho ciência de que se eu compro um frasquinho bonitinho escrito essência de lavanda, posso  deixar todo mundo aqui com dor de cabeça, provocar reações alérgicas, talvez até embrulho no estomago, pior ainda se eu passar na pele isso, no mínimo vai dar uma coceira danada... pois estes são efeito colaterais da essência sintetica.

Então depois de quase chorar de desgosto por ter respondido pela enésima vez no blog sobre 'essencia de tal planta' - resolvi dar um google... e sabe o que é pior? Sites de grande circulação fazem matéria sobre óleo essencial de lavanda simplesmente assim:


Daí fica dificil, pois se o intuito das matérias na internet é disseminar o bom uso dos óleos essenciais e da aromaterapia em si, que dê o nome correto!
 É crucial para que o beneficio real da lavanda seja alcançado, pois se a moça compra um frasquinho de essência de lavanda pra ajudar dormir e não funciona, aí já começam a achar que a aromaterapia é placebo.
O que não é de maneira alguma culpa do leitor, pois ele lê o texto admitindo ser verdade e ninguém é obrigado a estudar aromaterapia e já saber o correto ou não.
O errado nessa novela é quem escreveu isso.
Pra complicar ainda mais os frasquinhos são identicos:



Se a pessoa entra na Etna e vê esse frasquinho escrito lavanda ela compra, pois cheiro de lavanda tem mesmo, só que é sintético, deixa um cheirinho gostoso no ar e pode até ajudar a relaxar, pela associação mental da planta: "ah lavanda relaxa".

Então a pessoa lê um texto como esse aqui (obs - apesar da grafia errada que induz leitor ao erro, o óleo essencial de lavanda pode ser usado da forma descrita) ou vê num blog que essencia de lavanda é bom pra corrimento...
E pra piorar ainda mais a situação tem blogs  postando com o nome de essencia...
Daí a moça na inocência vai lá e passa essa essencia na região intima... o minimo que pode acontecer é dar uma alergia...
Estão entendendo porque é complicado escrever o nome errado?

Veja só a diferença:
Essência é sintética, produto químico, também chamado de fragância, disruptor hormonal, tem ftalatos e um sem número de ingredientes problematicos (que ninguém sabe o que foi usado para chegar neste cheiro, por se tratar de segredo industrial) - se você quiser deixar num aromatizador de varetinha ok, fica cheiroso - mas nunca, jamais em momento algum se deve passar na pele para tratar problemas que um óleo essencial faria.
Óléo essencial: extraído de plantas, um extrato super concentrado de um planta,  uma única gota de óleo essencial equivale entre 20 a 24 xícaras de chá da planta.

Óleo essencial, apesar do frasquinho ser idêntico, tem duas diferenças básicas: aquilo que tem efeito terapeutico sobre pele, algumas doenças e para tratar o emocional, no rótulo sempre tem o nome cientifico da planta em latim, no caso da Lavanda - lavandula officinalis

Outro grande diferencial é na questão preço: enquanto a essência sintética pode sair por $8 ou $10, um frasco de óleo essencial de lavanda custa em média $30 -por que a diferença tão grande?
Essência se faz a litros, de uma única vez, a planta lavanda precisa ser cultivada, colhida, passar por destilação e para produção de 1 litro de óleo essencial  são necessários  150kg ou 200kg de flores de lavanda.

Para mais informações acesse post da Harmonia Aromaterapia (que sim, eu conheço e indico os óleos essenciais e vegetais da marca), clica aqui.
Se você quer ter certeza absoluta de que o que você está comprando se trata de um óleo terapeutico, que trata o ser humano no geral, acesse este post onde coloquei as marcas que uso e confio, clica aqui.

E se tiver dúvida, pergunte, sempre! Não importa se é materia de um site de grande porte ou se é num blog, tente saber se a pessoa estudou aromaterapia, não saia acreditando em qualquer coisa que você lê na internet, sua saúde pode estar em risco!

Caso queira uma consulta de aromaterapia online, escreva para mim aqui.


nas compras no site da Aromalife! Clique e acesse!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys