Páginas

17 de abril de 2014

Abelhas estão entrando em extinção!

Recebi este email do Avaaz Ong ativista dos direitos humanos e causas ambientais e achei por bem compartilhar, não é um publieditorial.

Neste momento, bilhões de abelhas estão morrendo. Já não existem mais abelhas na Europa em número suficiente para polinizar nossas plantações. E, na Califórnia, o maior estado produtor de alimentos dos EUA, apicultores estão perdendo 40% da população de abelhas a cada ano.

Estamos em meio a um desastre ambiental que ameaça a todos. Isto porque, sem a polinização pelas abelhas, a maioria das plantas e ⅓ da produção de alimentos deixarão de existir.



Especialistas em todos os cantos do mundo estão denunciando os pesticidas tóxicos para as abelhas, e afirmam que estamos usando muito mais pesticidas do que precisamos em nossas plantações. No entanto, da mesma forma como agem as empresas de petróleo quanto às mudanças climáticas, a indústria de agrotóxicos, que produz e vende os pesticidas, está se valendo de estudos fraudulentos para questionar as evidências, dando aos políticos a desculpa que precisam para adiar ações necessárias.

Se as abelhas forem extintas, o mundo que deixaremos para nossos netos vai ser bem diferente: maçãs e amêndoas podem se tornar alimentos exóticos nos supermercados. Mas estamos progredindo na luta para proteger nossas preciosas polinizadoras. No ano passado, 2.4 milhões de membros da Avaaz foram parte de um movimento gigante na Europa que convenceu o parlamento europeu a proibir, por 2 anos, os piores químicos prejudiciais às abelhas. Se nosso movimento juntar forças para acabar com o falso debate que está congelando a ação dos nossos parlamentares, poderemos conseguir a proibição dos pesticidas em todo o mundo e acabar com a guerra química que tem sido feita contra as abelhas de uma vez por todas.

Mais informações:

Efeitos dos agrotóxicos sobre as abelhas silvestres no Brasil (SEBRAE)
http://www.sebrae.com.br/setor/apicultura/efeitos_agrotoxicos_abelhas_silvestres_brasil1.pdf

Uma decisão europeia boa para as abelhas (Público)
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/uma-decisao-europeia-boa-para-as-abelhas-1614633

2 agrotóxicos mataram 4 milhões de abelhas em Gavião Peixoto, diz laudo (G1)
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/02/2-agrotoxicos-mataram-4-milhoes-de-abelhas-em-gaviao-peixoto-diz-laudo.html

Governo mantém autorização para uso de agrotóxicos que podem afetar abelhas (UOL)
http://economia.uol.com.br/agronegocio/noticias/redacao/2013/12/05/governo-mantem-autorizacao-para-uso-de-agrotoxicos-que-podem-afetar-abelhas.htm

Sumiço das abelhas derruba exportações de mel do Brasil (Terra)
http://noticias.terra.com.br/ciencia/sumico-das-abelhas-derruba-exportacoes-de-mel-do-brasil,22c48c1f351f0410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Pesticida que mata abelhas também faz mal aos humanos, alerta agência europeia (Público)
http://www.publico.pt/ecosfera/noticia/pesticida-que-mata-abelhas-tambem-faz-mal-aos-humanos-alerta-agencia-europeia-1616623

Para evitar o sumiço das abelhas (Gazeta do Povo)
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/meio-ambiente/conteudo.phtml?id=1395261

UE proíbe três pesticidas que matam as abelhas (Euronews)
http://pt.euronews.com/2013/04/29/ue-proibe-tres-pesticidas-que-matam-as-abelhas/

A Ong pede doações através do site, clica aqui. Se você não quer ou não pode doar, há outras formas de colaborar com a vida das abelhas, como consumir alimentos orgânicos dentro do possível.
Também comecei a praticar o minimalismo, pois o consumo desnecessário impacta o planeta negativamente.
Já doei uma quantia e já tenho consumido orgânicos, dentro do orçamento.
Se você consome produtos naturais e orgânicos, dê preferência aqueles com maior percentual de insumos orgânicos, pois não levam pesticidas químicos na produção.


Cupom válido durante todo ano de 2019- acesse!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys