Páginas

26 de abril de 2013

Usar condicionador como leave in?!

Se este fosse um blog de cosméticos convencionais, você até poderia me chamar de louca - mas como não é...

Aposto que ontem muita gente que leu a resenha do Condicionador Pracaxi e Andiroba da Cativa Natureza e me viu usando como leave in -contei aqui, pode ter ficado com essa dúvida: "ah e não pesa, não prejudica os fios a longo prazo, não estraga o cabelo?!"

A resposta é NÃO
Sabe porque?! Não tem  componentes químicos e muito menos nocivo que prejudique os fios. Em se tratando de condicionadores ou máscaras capilares orgânicas elas podem ser usadas tranquilamente com esta função, justamente pela composição ser basicamente e tão somente óleos e manteigas vegetais, que o cabelo absorve tudo, é nutrido por estes ingredientes que não impedem o cabelo de respirar.
Pelo contrário, a longo prazo você terá um cabelo cada vez mais forte e saudável.

Se estivessemos falando de um condicionador normal aí é que nunca você poderia fazer isso... porque ia pesar, deixar ensebado e com o tempo danificar os cabelos. Justamente porque os condicionadores convencionais tem parafinas, petrolatos e silicones mil - componentes que só saem dos cabelos com um forte tensoativo, literalmente um detergente anti resíduos.



E a resposta está na fórmula - veja aqui um condicionador com somente ativos vegetais X um com várias substâncias ditas protetoras e condicionantes dos fios:
  • Condicionador Pracaxi e Andiroba Cativa Natureza:
Dehydroxanthan Gum,*Melaleuca alternifolia leaf water (hidrolato de tea tree), Glycerin, Potassium Sorbate,Aqua, Cetearyl Olivate/Sorbitan Olivate, *Pentaclethra macroloba seed oil (óleo de Pracaxi),Glyceryl caprilate,*Carapa guaianensis oil (óleo de andiroba), Caprylic/Capric Triglyceride,Shea Butter Cetyl Esters,Cetearyl Alcohol,Calycophyllum spruceanum bark extract (extrato de mulateiro) ,Cananga Odorata flower oil (óleo essencial de ylang-ylang), Pogostemon cablin oil (óleo de Patchouli) , Citric Acid, Parfum**,Citronello, Eugenol,Limonene, Linalool.

* insumos orgânicos
** fragância proveniente de ativos vegetais

Traduzindo alguns componentes:
Caprylic/Capric Triglyceride -misto de glicerina e ácidos caprílico
Potassium Sorbate - conservante natural de grau alimentar
Pentaclethra macroloba seed oil (óleo de Pracaxi) - agente condicionante que age como silicone natural

Não causam nenhum dano ao organismo e ao meio ambiente e tem notas seguras no EWG, vide aqui.
  • Condicionador Pantene Fusão da Natureza
Water, Staryl Alcohol, Dimethicone, Beretrimonion Chloride, Cetyl, Alcool, Cassia Hydroxypropyltrimoniun Chloride, Bambsa Vulgaris extract  (bambu), Vitis vinifera seed extract (extrato de semente de uva), Persea Gratissima Oil (Abacate), Phantenol, Phantenyl Ethyl ether, Benzyl Alcohool, Fragance, Dissodium EDTA, Sodium Hidroxide, methylchloroisothiazolinone, methylisothiazolinone, Yellow 10, Red 33, Blue 1

Fonte: Good Guide - clica aqui.

Traduzindo alguns componentes:
Dimethicone - silicone
methylisothiazolinone - biocida, conservante
Phantenol - efeito condicionante

 Somente estes três, se você deixar no cabelo como leave in (e sim você encontra muitos leave ins com estes componentes) você vai acabar com seu cabelo - necessitando de um shampoo antiresíduos toda semana, além de poluir o planeta e causar danos a sua saúde.


Finalizando:
Basicamente a diferença está entre os ativos de condicionamento e conservação... Os condicionadores orgânicos e naturais basicamente levam  óleos vegetais e manteigas  e por isso são mais leves. O cabelo absorve toda a composição e praticamente não deixa resíduos.

Condicionadores convencionais contém emulsificantes sintéticos, silicones e fortes preservativos industriais, mesmo que este exemplo acima tenha ativos vegetais - contam com silicone e agente condicionante industrial, deixando resíduos. Em suma os condicionadores e leave ins convencionais são omo uma maquiagem, deixam  o cabelo bonito na hora mas depois você precisa remover.

É óbvio que cada cabelo vai responder melhor com um condicionador orgânico usado desta forma e nem todo cabelo pode aceitar a troca, tendo casos em que são necessários um leave in aquoso mesmo- mas acredite, muita gente faz isso: usa o produto orgânico como leave in sem causar danos nos cabelos!
 Para fazer esta troca, procure por condicionadores como da Ikove, Surya, Cativa Natureza - que estão entre as boas marcas do setor orgânico nacional.

PS: Antes de vir aqui ficar de mimimi e  dizer que estou doida, faça o teste e só depois venha me contar ok?!



nas compras no site da Aromalife! Clique e acesse!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys