Páginas

4 de abril de 2013

Hidrolato de Rosa - Bioessência

Há algum tempo recebi da loja Beleza do Campo este produto... e vou te dizer a verdade, até a bem pouco tempo atrás eu não dava o menor valor para um hidrolato... pra mim era só uma água turbinada com OE, e confesso que achava que fazer em casa era a mesma coisa...  ledo engano!

Primeiro vamos tirar a dúvida que muita gente que tem interesse em hidrolato pode ter devido a descrição da composição dar margem de dúvida:

Rosa centifolia flower oil (Óleo Essencial de Rosa), Melaleuca alternifolia leaf oil (Óleo Essencial de Tea Tree ou Melaleuca), aqua.

Escrito deste jeito é facilmente confundido com água mais os óleos essenciais, no entanto foi garantido pela gerente de produtos da Bioessência de que sim, se trata de hidrolato.

O hidrolato (conhecido também como hidrossol, água floral ou água perfumada) nada mais é que 'vapor de óleo essencial' - quando um OE é extraído por vapor, alguns elementos bioativos se unem a água e não ao óleo essencial, assim se forma o hidrolato que contém boa parte das propriedades terapeuticas da planta em questão.

E vamos a questão prática da coisa: se fosse água + OE, com certeza na fórmula haveria de ter algum solvente - como o álcool, pois os OEs não são hidrosolúveis e ficariam boiando na superfície da água, bem  como teriam que ser agitados previamente antes de usar...


No entanto como podem ver é um liquido incolor... se fosse OE misturado teria uma coloração amarelada- portanto não tem como ser água + OE.
Os hidrolatos da Bioessência tem 0,002% de óleo essencial  - mas não se enganem pela quantidade irrisória, (lembre que uma única gota de OE equivale a cerca de 24 xícaras de chá de uma planta) funciona e muito!
Não tem nenhum conservante a não ser  o hidrolato de tea tree (melaleuca), devido a sua forte ação antimicrobiana.

Para que este hidrolato é indicado:
OE de rosa: útil para todos os tipos de pele, no entanto com maior beneficio a  peles madura, seca, áspera ou sensível. Sua qualidade tônica e suavizante ajuda a tratar inflamações
OE de Tea tree: é excelente para peles oleosas, acneicas, tem efeito cicatrizante e revigorante.

O que eu achei:
O cheiro predominante (e thanks God, porque o cheiro do Tea tree é bem forte) é do OE de Rosa, um perfume bem suave.
Eu usei praticamente como tônico ou diluente de argilas.

Mas na aromaterapia em si, ele pode servir para compor óleos bifásicos, aumentar o teor de água de um creme (tornar uma loção), ser ingrediente ativo de um produto e até entrar na composição de um perfume.

Como tônico
Bem, eu tenho a pele mista, um pouco oleosa, e agora com tendência a ressecamento, já que com o passar dos anos a pele vai perdendo a oleosidade (já sou balzaquiana). Gente, pode me chamar de baba ovo - mas foi um dos melhores tônicos que já usei, a combinação de Rosa + Tea Tree foi surpreendentemente perfeita para meu atual estado de pele.

O hidrolato deixava a pele tão macia, sedosa, hidratada e com efeito mate que tinha dias que eu borrifava e ia dormir, confesso que por preguiça de passar o hidratante - mas acordava com a pele muito boa, então por preguiça acabei descobrindo essa propriedade dele...

Como diluente de argila:
Imagina combinar a potência da argila roxa, que é excelente para tratar peles cansadas e desvitalizadas (quem nunca teve uma noite mal dormida?!) + este hidrolato que trata peles maduras junto com o agente antioleosidade da melaleuca?!

Gostei demais! Efeito cinderela fantástico! Deixa a pele nutrida, macia, sedosa, sem oleosidade,sem ressecamento - depois passava óleo puro de argan e cama. No dia seguinte a pele acordava MA-RA-VI-LHO-SA!

-----------------------------------
Cheguei a conclusão de que é perfeito também para peles mistas e maltratadas! O cheiro é maravilhoso e com certeza, passarei a usar este hidrolato no inverno, já que nesta época tende a ressecar mais o rosto, já no verão não abro mão da água termal de alecrim da WNF, falei aqui.

 A Bioessência conta também com os hidrolatos de Alecrim, Gerânio, Hortelã Pimenta, Lavanda e Tea Tree
Você pode encontrar ele por R$34,50 com 200ml na Beleza do Campo - clica aqui.


Você pode querer ler:
Propriedades das argilas coloridas
Óleos essenciais para peles mistas e oleosas


nas compras no site da Aromalife! Clique e acesse!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys