Páginas

20 de abril de 2013

DIY | Método de Limpeza com Óleo

Eu amo um óleo vegetal e tenho vários deles para customizar qualquer tramento que eu queira juntamente com óleo essenciais, seja cabelo, rosto ou corpo. Até conhecer o termo The Cleansing Oil Method - partindo da premissa de que óleo dissolve óleo.

Já contei aqui que meu demaquilante preferido é uma mistura de óleos vegetais, remove make do rosto e olhos com perfeição. Partir para o Cleansing Oil não foi muito dificil.
O  óleo natural  não ajuda somente na hidratação, também cura e protege a pele .  Além do que, existem vários limpadores faciais a base de óleo mineral (no coments...).

Se você não acredita em mim...
 ...sugiro que dê uma olhada nesse post da Michelle do Tantas Plantas sobre óleos faciais em substituição ao hidratante, ela também tem a pele mista- clica aqui. Ignorem completamente que óleo não serve para hidratar a pele, informação totalmente falsa.
Caso contrário Sachi ou Marie Veronique não fariam óleos faciais - e a marca é célebre em alquimias com estes insumos.

Minha pele já tinha melhorado uns 300% depois que fiz uma dieta detox hardcore e passei a usar somente produtos naturais - mas jamais pensei que poderia haver um upgrade para um trabalho que já apresentou melhoras excepcionais.

O método original está em inglês- clica aqui. 

Então vamos ao meu método:
 São necessários dois óleos, no original deve ser rícino (por ser cicatrizante e antiinflamatório) e girassol para peles oleosas- mas euzinha aqui escolhi os que mais se adequam a minha cutis:

  •   Óleo de jojoba: penetra rapidamente na pele, suaviza e hidrata pele, muito rico em Vitamina E, excelente  para peles oleosas e acneicas.
  • Óleo de copaíba: possui efeito germicida, é antiinflamatório e é excelente acneico.


Costumo guardar embalagens com bulbo e cânula para dosar melhor as gotas

O óleo de copaíba é bem  forte, tem cheiro pronunciado - então minha mistura ficou assim:

 30%  de copaíba e 70% de jojoba
 Guarde a mistura num frasco âmbar de preferência com conta gotas para facilitar. Eu tenho 30ml de mistura o que dá:
9ml de copaíba e 21ml de jojoba.

+Acesse: Como escolher bons óleos vegetais

Eu ainda turbino com 2 gotas de óleo essencial de melaleuca e mais 3 gotas de óleo essencial de lavanda, que são excelentes antibactericidas e a lavanda também ajuda na regeneração da pele. Além de agir como conservantes mas isto é opcional, porque sempre gosto de turbinar as coisas haha...

Como fazer:
  • Ferva um paninho macio numa panela, pode ser uma toalhinha de mão.Traga a panela e cubra com um pano para  não perder calor.
  • Esfregue suas mãos de modo que fique quente, pingue cerca de 8 gotas.
  •  Massageie suave e calmamente todo o rosto e até pescoço (que irá agradecer a hidratação extra), tenha foco maior nas áreas onde há mais impurezas como cravos.
  • Ao sentir que todo o rosto já foi agraciado pelos óleos, use o paninho:  tire-o da água quente e aperte contra o pano que cobriu a panela, para retirar o excesso de água. Espere até que esteja a uma temperatura suportável, não a ponto de queimar a pele mas quente o bastante para ter vapor. Deixe o paninho sobre o rosto para que o calor abra os poros e assim poder retirar as impurezas.
  • Ao esfriar o paninho, repita a operação se quiser,emergulhe na água quente para obter calor novamente. Retire  o excesso de água.
  •  Por último , mergulhe o paninho mais uma vez na água e desta vez esfregue delicadamente a fim de tirar o excesso de óleo.
  • Eu gosto de esperar uns 30 minutos mas sempre lavo, tonifico e hidrato normalmente. 
Se você quiser ver em fotos o processo, tem aqui.
---------------------------
No método original diz que é melhor evitar a esfoliação com o paninho - mas faço no nariz e bochechas onde tenho tendência a cravos intrusos.
Eu faço duas a três  vezes por semana e não tive problemas quanto a efeito rebote, pelo contrário, os cravos diminuiram bastante.

De inicio pode ser que sua pele libere mais óleos ou surjam mais cravos ou espinhas, o que não é culpa do método mas sim sua pele respondendo expulsando as impurezas arraigadas. Em mim apareceu uma espinha no primeiro mês - mas foi pontual, não que eu tenha pele acneica

+ Acesse: óleos essenciais para peles mistas e oleosas
Alguns sites dizem que podem dar reações alérgicas, um dos fatores é o óleo de rícino ser bem forte e causar irritação. Pode não dar certo para todo mundo. Mas se o seu problema for alergia ao rícino, experimente usar copaíba.

Dá trabalho?! Dá- mas acho tão gostoso que eu realmente não ligo, minha pele ficou tão melhor, com mais vida e radiante... particularmente são meus 10 minutos de esquecimento da vida, você e só você no seu mundo -eu adoro e é incrível como desanuvia!
Por enquanto estou satisfeita com o óleo de copaíba como agente principal- que se for comparado tem propriedades parecidas, o cicatrizante fica por conta da lavanda.

Mas repetindo: esta é a minha adaptação e tem funcionado para mim. Se você quiser seguir a risca o método original, clique aqui.


Cupom válido durante todo ano de 2018- acesse!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys