Páginas

2 de março de 2013

Técnica de escovação a seco

Quem conhece o blog já deve saber que sou 'a louca do detox' - porque eu preciso tomar remédio pesado para controlar minha dor crônica, não todo dia óbvio mas ao longo dos anos você começa a sentir aquele 'gosto de cabo de guarda-chuva' na boca sabe como?! Por isso tudo que eu posso fazer pra ajudar a desintoxicar eu faço.

A escovação a seco tem inumeros benefícios:
- Ajuda a ativar o sistema linfático liberando toxinas
- Auxilia a digestão e função renal
- Promove melhor circulação
- Dá clareza mental ao melhorar o fluxo de oxigênio para o cérebro
- Remove células mortas
- Contribui para a diminuição da celulite uma vez que a massagem e a ativação do sistema linfático contriubui para a redução dos edemas
- É uma esfoliação suave e gradativa, ao longo do tempo as partes asperas como calcanhares, joelhos e cotovelos tendem a ficar mais macios.



 
Detalhes importantes:
- Para ser eficiente é importante ter uma escova adequada como uma de cerdas naturais (ok gente não acho legal também mas é a melhor para a técnica) que seja firme para massagear mas que tenham cerdas macias para não machucar a pele. Se preferir opte por uma bucha vegetal já amaciada - mas não totalmente molenga, uma nova pode arranhar sua pele. No entanto o mais indicado pela maioria é a escova.
Se usada somente para a técnica a seco ela pode durar anos, a minha durou um ano mas porque alternava no chuveiro. Só a seco, lembre-se de uma vez a cada 15 ou 30 dias  enxaguar com vinagre para higiene (lembre-se que células mortas são alimento para ácaros) e deixe ao sol sob uma toalha.
Neste site você pode ver um slide com vários modelos de escovas- clica aqui.

Obviamente a cada parte do corpo você deve sentir se pode fazer mais ou menos pressão, por exemplo a sola dos pés exige mais força do que as mãos.
Não devem fazer pessoas com qualquer problema de pele grave como psoríase ou pele extremamente sensível.

- Há textos que dizem que o melhor horário é pela manhã, outros dizem que é melhor a noite... eu prefiro fazer a noite, como ritual de relaxamento também. Escolha seu horário...
- O ideal para obter os benefícios principalmente de detox é fazer todos os dias (mas eu não faço porque tem dia que estou exausta e uso a escova no chuveiro mesmo com sabonete de lavanda mas ao menos cinco vez  por semana) tenho uma para a técnica e outra pra o chuveiro porque a água vai 'esgarçando a escova' principalmente se usar sabonete.
 - Como dito é a seco e antes de tomar banho, precisa estar nua inteirinha para fazer a técnica mas se estiver frio ou preferir um roupão, nada impede.

Bem, já li várias versões da técnica e eu prefiro a que começa pelo pé- pela lógica da drenagem linfática, descrita no livro Desintoxicação/ Jennifer Harper - Publifolha. Nele diz que o tempo suficiente para obter benefícios é cerca de 2 a 3 minutos- cerca de 7 vezes cada região, também juntei as informações do site Doce Limão e fiz a minha técnica.
  • Escove os dois lados dos pés  para a frente e para trás  e suba pelas pernas 
  • Na virilha fala movimentos circulares para ajudar a drenagem linfática
  • Faça bariga  com movimentos circulares para ajudar a digestão
  • Escove em direção ao coração e sobre o peito na direção das axilas para ajudar a drenagem linfática
  • Levante cada braço e escove da mão para a axila (mão movimento de vai e vem e axila com movimentos suaves e circulares)
  •  Escove das nádegas para cima em movimentos circulares  , das costas até o pescoço em movimentos de vai em vem verticalmente.
  • No pescoço, abaixo do queixo faça movimentos de vai e vem bem suaves
  • Escove o lado interno do quadril direito, cruzando abaixo das costelas e desça pelo lado esquerdo em um círculo  que segue a direção do intestino.
Se quiser ver a explicação ilustrada veja no site Doce Limão - clica aqui.

Direções para escovação: sentido antihorário e sempre de baixo para cima
 O que eu percebi ao longo de um ano:
- a pele realmente está mais macia e encrava menos.
- Pude diminuir radicalmente o uso de esfoliante no corpo, tanto que agora somente com bucha vegetal está ok. Exceto no calcanhar que deve acumular suor no calor e preciso... mas só ali também. 
- aumentou um pouco a drenagem linfática, resultando em maior volume de líquido expelido, exceto na TPM que uso o detox do Tisserand, contei aqui.
- o abdomem começou a funcionar até duas vezes ao dia com a massagem, achei excelente!
- no meu caso a técnica é bem relaxante pois faço devagar e  fico uns 5 minutos, é meu ritual de desacelerar para ir para cama.
- sobre celulite não dá pra falar porque uso óleos detox ou para celulite ou de massagem para os dias de dor.... então não sei dizer. Sei que até usar o óleo do Tisserand as pernas emagreceram ligeiramente e com o óleo as calças entram melhor. Inclusive o próprio Tisserand aconselha usar seu detox após escovação, vide aqui.

Dá preguiça fazer todo dia?! Até dá mas você acaba acostumando, assim como escovar os dentes, o cabelo para aumentar a circulação no couro... é questão de hábito mesmo, pra mim é bem prazerosa essa massagem e eu gosto bastante.

Obviamente cada uma vai perceber resultados diferentes, maiores ou menores , tudo depende dos hábitos, da alimentação.... vocês já experimentaram?! O que acharam?!

Você pode querer ler também:
Óleo de massagem detox - Tisserand
Sinergia Slim - By Samia 

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.



nas compras no site da Aromalife! Clique e acesse!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys