Cupom válido durante todo ano de 2017 - clique e acesse!

22 de fevereiro de 2013

Propriedades das argilas coloridas

Eu amo máscaras de argila, minha paixão forever é a verde, excelente para peles mistas e oleosas e ótima contra acne. Já uso há uns... sete anos?!
Creio que foi uma das primeiras a circular pelo mercado. Com o passar dos anos, apareceram outras variedades de argila, e claro - me joguei, a cada hora uso uma.



Quer saber para que servem cada uma?!
- Argila verde:
Seu nome científico é montmorillonita, um mineral formado por duas sílicas envolvendo uma gipsta e estas móleculas quando misturadas em água é um potente  absorvedor de oleosidade excessiva da pele e cabelos e também pode auxilar em casos de manchas em peles oleosas.

- Argila branca:
Composta de silício, um dos minerais mais compátiveis com o organismo humano, tanto que o silicone, um de seus derivados é usado em próteses cirurgicas. A micronização dele e a transformação em pó, constitui um produto de extrema delicadeza (imagine 1 milímetro dividido por 1000) o que a torna ideal para peles sensíveis irritadas e inflamadas. Esta é a ideal para tratamento de manchas, diferenças de tonalidade, rugas e flacidez na pele.

- Argila rosa:
Tem o efeito tonificante da argila vermelha  com a delicadeza da argila branca, sendo excelente para peles ressecadas e sem vida. Também é eficaz para tratar rosácea e seu teor de manganês, além de contribuir na sintese de colágeno também oferece propriedades antialérgicas

- Argila roxa:
Composta de magnésio que é o primeiro mineral a se esgotar num organismo estressado. E uma pele estressada, com musculatura tensa obviamente induz a rugas e a tensão atenua os sinais. Por isso esta argila é perfeita para tratar a pele destes efeitos negativos.

- Argila amarela:
Rica em potássio, que é indispensável ao bom funcionamento do organismo por participar de diversas ações metabólicas, principalmente nos processos de cicatrização e regeneração da pele. Esta argila é eficaz pela absorção do potássio, juntamente com a esfoliação - que estimula o desenvolvimento de novas células - as células ao absorverem potássio, potencializam os demais ativos presentes no tratamento.
Pode ser usada como esfoliante ou apenas máscara faciais ou corporais, inclusive pés e mãos.

- Argila vermelha:
A ausência de ferro no organismo torna-o frágil e sucetível a doenças e assim é com a pele também - uma pele fraca é vulnerável e envelhece mais rápído. O ferro é o mineral da força, do sangue, da hemoglobina e esta argila é rica em ferro e hematita, assim aumenta o tônus e a elasticidade através do estímulo dos fibroblastos que produzem colágeno. É muito útil para tratamento de rosácea.

- Argila cinza:
Esta argila é a combinação da branca com a preta portanto possui as propriedades das duas - contém titâneo e enxofre e também é antiinflamatória . Melhora o funcionamento natural das células  e agiliza o processo curativo.

- Argila preta:
É rica em alumínio e sílicio, junto com seu percentual de titâneo é um excelente agente rejuvenescedor. Tem ação antiinflamatória indicada para emplastro reumáticos e também como antistress pois melhora a circulação sanguínea periférica e assim favorece a renovação celular.

-----------------
 Fontes: Manual técnico WNF / By Samia aromaterapia/ Lazlo aromaterapia

Para que as argilas tenham estes efeitos de tratamento é muito importante comprar argilas de boa procedência. Marcas que costumo usar em casa são WNF e Panizza por serem fáceis de encontrar em farmácias homeopáticas e lojas de produtos naturais mas também são encontradas online.

+ Acesse: máscara de arroz e argila branca

Todas elas podem ser usadas como máscaras faciais e corporais ou como esfoliantes. Podem ser diluidas em água termal, hidrolatos ou águas perfumadas (provenientes de óleos essenciais)  chás,  acrescidos de óleos essenciais ou outros aditivos naturais como suco.

+ Acesse: Marcas de confiança em óleos essenciais

Na preparação dê preferência a tigelas de cerâmica ou vidro ao invés de plástico que podem passar resíduos às preparações.

Para uma aplicação homogênea e suave para a pele, ao aplicar máscaras utilize um pincel macio- como o de base (mas por favor separe um só para isso!) ou pincéis específicos para aplicações estéticas. 



Postagens Relacionadas