Páginas

8 de fevereiro de 2013

Aromaterapia | Óleos essenciais para cabelos

Óleos essenciais são também muito úteis aos cabelos, podem tratar desde oleosidade, caspa e seborréia, e também auxiliar o crescimento, fortalecer os cabelos e dar brilho.

Podem ser acrescentados a shampoos, máscaras de argila ou massagens no couro cabeludo com algum óleo vegetal ou ainda combinados com argan ou outro óleo vegetal à escolha fazendo uma sinergia como leave in.

Alguns óleos podem dar efeitos adversos, para que não ocorra, pingue 1 gota na dose do shampoo misture bem e adicione a mesma medida de água, dessa forma é seguro para uso.
No entanto alguns óleos são contra indicados para certos estados físicos e de saúde. Leia com atenção.



Conheça quais são eles e sua ação:

 - Alecrim  : ótimo adstringente e tonificante. Excelente  para caspa e queda de cabelo e pode estimular o crescimento capilar
 Precauções:  Pessoas com problemas de pressão alta e mulheres grávidas e amamentando não    devem usá-lo. Também pode causar insônia, por isso o melhor horário é pela manhã, cerca de 8hrs antes de dormir

- Bergamota: Com ação anti-séptica é indicado para seborréia
Precauções: Bergamota é fotossensível e pode causar manchas e irritações  na pele, melhor usar quando ficar em casa ou a noite.
- Cedro Atlas: ótimo tônico, pode ser usado contra seborréia, caspa e  queda de cabelo.
 Precauções: Deve ser evitado por hipertensos ou pessoas com problemas cardíacos. Também não é aconselhável usar uma só gota numa porção de shampoo se você tem o couro cabeludo sensível- neste caso a diluição deve ser maior
- Cipreste :Para oleosidade nos cabelos e contra caspa
 Precauções: Seu uso excessivo ou em alta dosagem pode dar tontura ou vertigem. Recomenda-se neste caso, usar uma gota em três porções de shampoo (Pingue uma gota e guarde em frasco para usar durante a semana)
- Copaíba:  bom tônico capilar, contra caspa e seborréia e doador de brilho.
 Precauções: sem maiores problemas
- Melaleuca (tea tree): Potente purificador com efeito de eliminar fungos, bactérias. Excelente contra caspa  e ressecamento do couro cabeludo
 Precauções: Pode dar irritação dermatólogica, para evitar - pingue uma gota na dose de shampoo e dilua em água na proporção meio a meio
- Tomilho: Com propriedades antisépticas é excelente tônico para o couro cabeludo, trata queda de cabelos, seborréia  e caspa.
 Precauções: em baixa dosagem não acarreta maiores problemas. 
- Ylang ylang: Antiséptico e um bom  tônico estimula o couro cabeludo, auxiliando o crescimento e o aumento do volume dos cabelos.
Precauções: Em alta dosagem pode dar nauseas e dor de cabeça.

IMPORTANTE: Este blog não se responsabiliza pelo uso incorreto dos óleos essenciais e possíveis efeitos colaterais. O intuito é apenas informar. Em caso de dúvidas, deixe um comentário. Quem usa homeopatia deve evitar OEs canforados como hortelã pimenta e alecrim por suspeita de cortar o efeito do remédio.Da mesma forma, se está gravida, amamentando ou tem algum problema de saúde consulte um aromaterapeuta ou naturopata por precaução.
Você pode querer ler também:
Aromaterapia: mil e uma utilidades
Óleos essenciais para peles mistas e oleosas
Dosagens para uso de aromaterapia 


*Utilize o código PBS2016 e ganhe 5% de desconto na Aromalife, loja especializad a em produtos para aromaterapia -Clica aqui.



nas compras no site da Aromalife! Clique e acesse!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys