Páginas

17 de dezembro de 2012

Herbário | Óleo essencial de alecrim

 Rosmarinus officinalis
Alecrim é o meu óleo essencial queridíssimo (ah, você jura?!) falo tanto dele que as vezes querem me bater de tanto que falo...rs rs...

Seu óleo essencial é em geral incolor ou amarelo claro, de cheiro forte e penetrante que lembra menta. Está relacionado à estimulação da mente, ajudando a clarear idéias, porém tem outros usos também.

Processo de extração: destilação a vapor
Nota: intermediária
Intensidade do odor: Alta


Em que ele é útil?
- parte física:
Eficaz contra dores musculares (relaxante muscular), artrite, é anti-inflamatório má circulação, reumatismo e varizes.Permite a fluidez dos movimentos pré e pós caminhadas/ atividades físicas
Combate a retenção de líquidos

 ajuda em casos de pressão baixa. E é um tônico para o fígado a vesícula biliar, sabem quando o fígado está opilado? De comer tanta gordura ou estar com excesso de raiva?!

Valioso para o sistema respiratório auxiliando em problemas como asma,bronquite e sinusite.
Também é excelente para o sistema nervoso, eficaz contra dores de cabeça, fadiga mental e exaustão nervosa. Diz a lenda que os estudantes gregos utilizavam um raminho na orelha, em épocas de exames e prova, pois deixava a mente alerta e dava uma turbinada na memória. Desanuvia a mente.
É um excelente "acorda pessoa", sabe quando você está sonolenta?! Este é um dos mais eficazes para isto, pra acordar a mente!


- parte cosmética:
Ele é sensacional para pele e cabelos oleosos! Trata com eficiência muito maior que o ácido salicico a acne.
Nos cabelos ajuda a tratar caspa e seborréia, dermatites e queda de cabelo.
Tanto que se você olhar as fórmulas de cosméticos naturais/orgânicos para pele/cabelos oleosos - você verá ele  reinando unânime em quase todos os rótulos, para isto verifique seu nome em latim: rosmarinus officinalis

Como usar:
- para dores musculares: fazer massagem diluindo em um óleo carreador
- Inalações: coloque algumas gotas no aromatizador a vela ou nos elétricos
- escaldapés: Pingue algumas gotas em uma bacia e fique ali entre10 a 15 minutos
- no banho: adicone 1 gt ao sabonete liquido para dores musculares ou pingue algumas gotas no chão, o vapor fará o trabalho de trazer o aroma.
- para os cabelos: pode ser adicionado ao shampoo
- para o rosto: pode ser feito tônico com chá verde e algumas (pouquissimas) gotas, pode ser adicionado ao sabonete liquido e num tônico pronto. Pode ser usado em forma de máscara de argila, 1 gota para uma colher de sopa de argila e se mostra mais eficaz em sinergia com lavanda e melaleuca, contra espinhas.

Em todos estes usos podem se feitos sinergias-combinações de diversos óleos, potencializando os efeitos.
O óleo essencial de alecrim é um dos mais acessíveis dentre todos, custa em média R$20 e pode ser facilmente encontrado em farmácias homeopáticas, lojas de produtos naturais e na internet.

Contra indicação:
Pessoas com pressão alta, taquicardia e insônia

Importante: Quem usa homeopatia deve evitar OEs canforados como hortelã pimenta e alecrim por suspeita de cortar o efeito do remédio.Da mesma forma, se está gravida, amamentando ou tem algum problema de saúde consulte um aromaterapeuta ou naturopata por precaução.

Você pode querer ler também:
Dosagens para uso de aromaterapia 
Óleos essenciais para peles mistas e oleosas


fonte: guia completo da aromaterapia/ Joanna Hoare


nas compras no site da Aromalife! Clique e acesse!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys