Páginas

14 de dezembro de 2012

Aromaterapia | Oléos essenciais fototóxicos

Todos os óleos essenciais são seguros para uso, desde que devidamente diluidos em óleos carreadores e em outras formas de uso. No entanto em algumas situações específicas devem ser evitados.

Com a chegada do verão e consequentemente maior exposição solar alguns óleos devem ser usados com cautela pela fototoxicidade, por isso é importante conhece-los para não correr riscos desnecessários.

Mas o que é ser fototóxico?!
É uma irritação provocada pelas alterações moleculares na estrutura de substâncias químicas aplicadas na pele, induzidas pela luz. O que pode acontecer é você ganhar uma queimadura solar e qualquer pessoa está sujeito a isto. Essa reação pode ocorrer com qualquer parte que esteja exposta a luz ultravioleta (UV) - como mãos, rostos, braços e pescoço. No entanto é possível minimizar as reações usando um bom protetor solar (e para nós aqui, de preferência 100% natural). Saiba quais são eles:



O responsável por esta reação é a Furanocumarinas, presente em alguns óleos essenciais, especialmente os citricos - o que aumenta as chances da pessoa ter uma resposta a luz solar e consequentemente queimaduras. Para ter uma idéia da ação, é só lembrar do que acontece se você espirrar limão no peixinho frito da barraca da praia ou tomar uma caipirinha de limão sem lavar a mão, você pode ganhar uma queimadura ou uma mancha. Saiba quais são eles:


Observações:
 - Se você está fazendo uso contínuo de uma sinergia que  contenha algum destes óleos, por exemplo: tratamento para celulite que contenha grapefruit ou laranja amarga, use a noite e tome um banho pela manhã. O ideal é aguardar 12hrs para ter total segurança.

 Use quando você sabe que não vai se expor diretamente ao sol, por exemplo ficar dentro de casa.
 Ou use roupas no local que foi aplicado e desde que você não vá caminhar 3hrs seguidas sob sol.

- Existem alguns tônicos faciais que contém algum destes óleos ou extrato destas frutas, por exemplo a Loção tônica refinadora Weleda tem suco de limão e o Tônico facial orgânico Ikove tem mandarina. Para fórmulas assim a quantidade de gotas é pequena para seu volume total (estimativa total de no máximo 10 gotas para 100ml), por isso usar um bom filtro solar FPS30 no mínimo e desde que você não fique muitas horas seguidas sob o sol não há problema.

Fontes:  Guia completo da aromaterapia - Joana Hoare | Tudo sobre aromaterapia -Adão Roberto da Silva
 
Você pode querer ler:
Óleos essenciais para peles mistas e oleosas
Dosagens para uso da aromaterapia



Cupom válido durante todo ano de 2019- acesse!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys