Páginas

30 de outubro de 2012

Aromaterapia | óleos essenciais para peles mistas e oleosas

Estes óleos podem ser usados no rosto ao entrar na composição de tônicos, máscaras de argila ou adicionados a sabonetes líquidos faciais. Até mesmo ao usar óleos vegetais.
Somente lavanda e tea tree podem ser usados puros na pele.

O recomendado em qualquer sinergia é não ultrapassar mais que cinco óleos juntos. Somente um aromaterapeuta é capaz de montar sinergias com segurança utilizando mais que isso.

- Para tônicos com 100ml de líquido podem ser usados de 5 a 15 gotas de cada óleo
- Para máscaras de argila, apenas 1gota

Para facilitar, o nome do óleo é o link da loja onde foi comprado. Porém o mesmo óleo pode ser encontrado em outras marcas e lojas.

* Alecrim
(Rosmarinus officinalis)
Um arbusto de folhas verdes que produz um óleo mentolado, refrescante. Bom para acne e pele oleosa já que ajuda a dar um efeito matificante na pele. Não é tóxico, irritante ou sensibilizante. Não use na gravidez e caso tenha pressão alta, já que pode fazer subir.


* Cedro Atlas
(Cedrus Atlantica)
Extraído  da madeira de uma espécie de pinheiro, possui propriedades adstringentes e antisépticas benéficas para a oleosidade da pele, o mesmo vale para o couro cabeludo e queda de cabelo.
Não é tóxico, irritante e nem sensibilizannte, porém não deve ser usado na gravidez.



*Junipero
(Juniper communis)
Das suas folhas em forma de agulhas verde azuladas obtem-se um óleo refrescante e lenhoso, que pode ser usado em problemas de acne e pele oleosa congestionada, ajuda na desobstrução dos poros.
Não é sensibilizante nem tóxico mas pode ser ligeiramente irritante - por isso use menos gotas dele.
Não use na gravidez, pois estimula o útero e nem em pessoas com doença renal.



* Lavanda
(lavandula angustifolia)
Com suas flores roxo-azuladas é o óleo clássico da aromaterapia. Pode ser usado em casos de acne e queimaduras de sol. Estimula o processo de cura e promove o crescimento das células, acelerando a formação de pele nova e saudável.
 Em casos de acne pode ser pingado uma gota diretamente na espinha - não é tóxico, irritante ou sensibilizante. No entanto não deve ser usado no primeiro trimestre de gestação.



* Melaleuca
(Melaleuca Alternifolia)
A árvore do chá de origem aborígene é um excelente antibiótico, antimicrobiano e fungicida. É excelente para peles oleosas e se combinado com lavanda torna-se um ótimo remédio contra acne. Para isto pingue uma gota de cada óleo em um pires e aplique diretamente na espinha  com auxilio de haste de algodão. Ou use esta mesma medida em uma colher de sopa de argila, diluida em água para fazer uma máscara.


* Gerânio

(Pelargonium graveolens)
Das flores rosa escuro obtem-se um óleo perfumado e bom para todos os tipos de pele, ajuda a equilibrar o sebo e mantém a pele elástica. Excelente para pele oleosa congestionada. Não é tóxico ou sensibilizante mas pode causar irritação em peles sensíveis.
Pode ser usado na gravidez, desde que com baixa dosagem.



* Petigrain
(Citrus aurantium)
Destilado a partir laranjeira amarga, é indicado para problemas de acne e pode ser usado em peles oleosas e mistas, pode ser usado tranquilamente na pele por não ser tóxico, irritante nem sensiblizante a luz solar.




Fonte do texto: Guia completo de aromaterapia - Joana Hoare/ Editora pensamento

IMPORTANTE: Quem usa homeopatia deve evitar OEs canforados como hortelã pimenta e alecrim por suspeita de cortar o efeito do remédio.Da mesma forma, se está gravida, amamentando ou tem algum problema de saúde consulte um aromaterapeuta ou naturopata por precaução.

+ Acesse:
Óleos essenciais para cabelos
Óleos essenciais para ansiedade

Dosagens para uso de aromaterapia 
Marcas de confiança em aromaterapia


*Utilize o código PBS2016 e ganhe 5% de desconto na Aromalife - loja especializada em produtos para aromaterapia! Clica aqui.
 


Cupom válido durante todo ano de 2019- acesse!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys