Páginas

2 de agosto de 2012

DIY | Amaciante de roupas 100% natural

Bem, estou com alguns produtos DIY aqui e quero compartilhar com vocês. Afinal em se tratando de ser saudável tudo é válido certo?! Afinal qualquer produto industrializado que tenha química pode ser potencialmente tóxico e nocivo a saude e fragâncias sintéticas podem durar dias mas também causam reações alérgicas...

Peguei a receita no blog da Samia - a dona da By Samia, entende muito de OEs e produtinhos naturais e artesanais, vale a visita!

Esta é a minha versão do amaciante de roupas que já tenho usado por uns dois meses... e claro, demoro pra contar até ter certeza absoluta do resultado hehe...

Composição:
- 300 ml de vinagre de álcool
- 300 ml de água destilada (que dá pra encontrar em qualquer farmácia)
- 1 colher de chá de óleo de ricino 
- 2 gotas de óleo essencial de bergamota
- 4 gotas de óleo essencial de lavanda
- 4 gotas de óleo essencial de funcho

Misture tudo e pronto! Na hora de usar agite de leve para misturar os OEs pois eles ficam na superfície.

Minhas notas:
Usei vinagre branco pois o de alcool tinha uns ingredientes químicos estranhos... 
Guardei num frasco vazio de amaciante biodegradável que pelo jeito deve durar toda a eternidade, já que descobri essa receita rs rs....reaproveitamento é tudo nessa vida ecofriendly!

Na receita original pedia água de rosas mas não encontrei e não quis ferver 1kg de pétalas de rosas, e também achei o óleo de rosas extremamente caro (coisa de $140 frasquinho de 2ml! Ui!), então alterei para óleo de lavanda.
Queria usar óleo de limão Tahiti por ser poderoso antiséptico mas pela lógica da receita, como é fotossensível melhor maneirar - embora já tenha usado só vinagre +  óleo de limão e nenhuma roupa manchou... mas por via das dúvidas deixa pra lá.
- O Funcho é um parente próximo da erva doce
- A Bergamota é fotossensível então mantive da receita original- 2gts mesmo
- A lavanda é antiséptica além de deixar um cheirinho bom
O funcho só entrou mesmo pra dar um cheirinho bom.

Mas gente, sem neuras - se tiver somente óleo de lavanda use na receita toda, os óleos essenciais aqui basicamente só estão servindo para deixar um cheirinho gostoso.(Antimicrobiano e antiséptico para roupas intimas uso uma sinergia na água de molho, se quiserem depois posto). E se quiser deixar mais cheiroso aumente o número de gotas. Só evite óleos cítricos na receita toda pois eu não sei o resultado, nem quero testar em roupas quando forem secar ao sol (eu sei que na pele pode manchar...). Usar poucas gotas não tem problema.

Funciona?!
SIM! Totalmente aprovado, as roupas estão até mais macias do que com amaciante convencional e o cheirinho não dá alergia em ninguém, e não - não fica cheiro de vinagre pela diluição em água e pela presença dos OEs. Nenhuma roupa manchou, desbotou, estragou... nada... é perfeito e super aprovado!
1 tampinha para a máquina lotada e metade para menos roupa.

1 frasco de vinagre rende 3 doses para a receita e 1 frasco de óleo de rícino dá umas 5 colheres aproximadamente, respectivamente $4 e $7 as embalagens. Os óleos essenciais se for comprar só pra fazer a receita daí encarece um pouco mas como não se usa só pra isso e são poucas gotas, ok. Rendimento total:710 ml

No fim acho que o custo final empata com o convencional - mas a grande vantagem é de ser totalmente natural, não tóxico e não poluente!

E aí gostaram?! Já fizeram ou vão tentar fazer?!

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.





 


nas compras no site da Aromalife! Clique e acesse!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | free samples without surveys