24 de abril de 2012

DIY | Sinergia de óleos essenciais para micose de unha

Peguei uma micose chata na unha do dedão do pé... então, dando uma volta no shopping vi na vitrine de podólogo, um vidrinho com uma fórmula de óleos essenciais para micose de unha. O preço - cerca de $40, então peguei o frasquinho e vi a composição: melaleuca, cravo e tomilho... vide o fungipro - aqui.

Como sou daquelas que é adepta do "faça-você-mesmo", fui me aventurar pois já tinha os óleos de melaleuca e tomilho, só me faltava o de cravo - que é barato, custou cerca de $14.


Quando se usa óleos essenciais, você precisa de um carreador- um óleo vegetal base para aplicar na pele, álias jamais use OEs puros, são extremamente fortes e podem causar desde coceira, até queimadura. Dito isso, escolhi o óleo de argan como base, já que é extremamente benéfico também para unha.

A minha misturinha ficou assim:
- 15 gts de óleo de argan
- 5 gts de óleo essencial de melaleuca
- 5 gts de óleo essencial de cravo
- 5 gts de óleo essencial de tomilho

Ok, eu sei que a dosagem  de óleos essenciais pra 15 gts de argan  seria bem menos - mas quis fazer bem concentrado mesmo. Coloquei num frasquinho conta gotas de remédio homeopático (hehe, reaproveitamento é vida! Tenho um monte destes..). Nesta dosagem de óleos, deu aproximadamente 5ml de produto final- daí você pode pensar que é pouco, gente juro que não. Deu pra  45 dias e ainda sobrou um restinho, que aplico toda vez que retiro esmalte... ótimo restaurador de unhas. Nunca mais quebrou!
Ah, eu fiz a receita bem forte, 'bomba atomica' mesmo pra acabar de vez com essa chatice - mas se vc tiver reação, pingue mais 5 gotas de óleo de argan na mistura pra diluir mais, e vá pingando de 5 em 5 gotas até não ter reação.

Em cerca de um mês e meio a micose desapareceu por completo, tinha um mancha escura e um região afundada na unha. Eu lixava a unha (e gente, é pra descartar a lixinha usada viu... senão contamina as outras unhas) e aplicava a solução, 1 gt é mais do que suficiente pra todas as unhas dos dois pés. Não deu irritação nem coceira. Ah sim, aplicando todo dia.

Porque funciona:
Óleo de argan: com vitamina E e ácidos graxos, fortalece a unha
Óleo de cravo: antiséptico
Óleo de tomilho: antiséptic, antifungico
Óleo de melaleuca: cicatrizante,antiséptico, antifungico,bactericida e
(melaleuca é conhecido como tea tree)

Óleo de cravo já é bem conhecido para ajudar unhas fracas, melaleuca é bastante indicado por podologos pra tratar a micose (tanto que em vitrines de podólogos é um dos poucos óleos a venda), tomilho pra mim foi novidade, mas nada que uma busca em livros não ajudasse, e argan... dispensa apresentações... como a maioria é antiséptico e antifungico, basicamente já são conservantes e o vidro escuro também já ajuda a conservar. Sempre faço uma quantidade mínima de qualquer sinergia para não estragar.

IMPORTANTE:
Não utilize na pele - pode dar irritação, para micose de pele a dosagem precisa ser menor!

A única coisa ruim dessa fórmula é o tomilho... gente, como isso cheira forte! Fiquei com dor de cabeça quando abri o frasco... e o cheiro predominante nessa sinergia é ele, supera até melaleuca... da próxima vez utilizarei menos... mas importante mesmo é que funciona!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...